Malha fina: Como não cair nas garras do leão?
Se tem algo que todo investidor da bolsa deve temer e não desejamos para você, é cair na malha fina da Receita Federal. Nesse processo o fisco fiscaliza todo o seu patrimônio e isso não é nada legal.
A malha fina, é um pente fino que a Receita Federal faz, sai olhando tudo que o investidor não informa de seus investimentos de bolsa na Declaração anual ou fizeram de qualquer jeito. Para não correr esse risco, você precisa cumprir com suas obrigações fiscais.
A essa altura você já deve estar curioso...mas o que é essa tal de malha fina?
O que é malha fina?
A malha fina é um grande filtro da Receita Federal, todos os anos as declarações anuais enviadas são analisadas para ver se constam erros e caso tenha podem ficar retidas pelo leão e, consequentemente ter a restituição retido também.
Só existe uma forma de sair da malha fina! É preciso corrigir sua Declaração de Imposto de Renda e pagarem alguns casos uma multa. Alguns casos, caso você não corrija a Declaração retida, pode ter o valor da multa dobrado e ainda ter o seu CPF bloqueado, isso vai te impedir fazer muitas coisas, como:
- Obter financiamentos;
- Ocupar cargos públicos;
- Fazer movimentações bancárias;
- Operar na bolsa.
Olha o tamanho do problema, não? Se você não quer ter esse tipo de problema a equipe LionTech resolve seu IR na bolsa com poucos cliques...
Como o investidor pode evitar problemas com a Receita Federal?
Em primeiro lugar, investidor, faça seus cálculos mensais! Esse é o primeiro passo para trilhar o caminho da tributação responsável. Através dos seus cálculos de Bolsa, você:
- analisa suas estratégias de investimentos;
- compensa seus prejuízos, quando for necessário;
- paga suas DARFs em dia, quando tiver;
- já deixa tudo pronto para informar na sua Declaração Anual.
Para ficar de boa com a Receita Federal, não tem outro caminho. Afinal, ela está sempre de olho na sua variação patrimonial, e espera que você informe tudo para ela.
Outra coisa que não dá para deixar de fazer é entregar a Declaração Anual sem os dados de Bolsa. E mais: tem que informar tudo direitinho, porque se o leão notar qualquer inconsistência, é malha fina na certa.
Para evitar qualquer desconfiança da parte do leão, é bom ficar de olho nesses pontos, que geram frequente fiscalização:
- Além de informar o resultado de todas as operações realizadas no ano, informar também os proventos recebidos e ações custodiadas em carteira em 31/12;
- Não deixar de conferir, nunca, jamais, os CNPJs das empresas, porque essa informação é a maior causadora da malha fina.
É, investidor… Você tem que cumprir com suas obrigações fiscais. Pagar a DARF em dia, entregar a Declaração Anual dentro do prazo e informar tudo da maneira correta, são os pré requisitos necessários para manter um bom relacionamento com o leão.
Se não cumprir com esses requisitos, vai acabar caindo na malha fina ou com o CPF pendente de regularização.
Caí na malha fina, como resolvo?
Para fazer as pazes com o leão, virar amigo dele e sair da malha fina, você precisa corrigir sua Declaração Anual através da retificação. A Receita Federal te dá a até cinco anos para fazer isso, então não tem desculpas ein?
Se você for notificado e, ao cair na malha fina, acabar com o CPF pendente de regularização, o processo é o mesmo: corrige a Declaração e paga a multa. Depois disso, a Receita terá até cinco dias para regularizar sua situação.
A malha fina assusta , mas sempre dá para corrigir. Melhor do que isso, só entregar tudo direitinho e manter uma boa relação com o leão. Para isso, você pode contar com a gente pra resolvermos seu IR da Bolsa!